Special Cars | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento por Bestsites.pt
O BMW Série 02 foi uma linha de carros executivos compactos produzidos pela marca entre 1966 e 1977, sendo basicamente uma versão encurtada e de duas portas da linha de sedans “New Class”.
Elaborado pelos designers Georg Bertram e Manfred Rennen, o primeiro série 02 produzido foi o 1600-2, em 1966, ficando mais tarde conhecido como 1602 e tornando-se na base da gama.
Helmut Werner Bönsch, gestor de produto da BMW e Alex von Falkenhausen, engenheiro…
O BMW Série 02 foi uma linha de carros executivos compactos produzidos pela marca entre 1966 e 1977, sendo basicamente uma versão encurtada e de duas portas da linha de sedans “New Class”.
Elaborado pelos designers Georg Bertram e Manfred Rennen, o primeiro série 02 produzido foi o 1600-2, em 1966, ficando mais tarde conhecido como 1602 e tornando-se na base da gama.
Helmut Werner Bönsch, gestor de produto da BMW e Alex von Falkenhausen, engenheiro e designer da marca, tinham cada qual instalado um motor de dois litros nos seus 1600-2 para seu uso pessoal e, quando perceberam que ambos tinham feito a mesma modificação nos seus próprios carros, prepararam uma proposta conjunta para apresentar à administração da BMW com vista a fabricar uma versão de dois litros do 1600-2.
Aprovada a proposta, surgiu assim o BMW 2002 equipado com o motor de 2 litros e diferentes configurações/níveis de potência, a saber: 2002 (1 carburador), 2002ti (2 carburadores) e o 2002 turbo, lançado no Salão Automóvel de Frankfurt de 1973 e que seria o primeiro carro de produção turbo comprimido da BMW e da Europa.
O BMW 2002 por nós comercializado, apresenta os faróis redondos traseiros característicos da primeira série produzida destes automóveis e rodou uns meros 2….Km em 52 anos de vida/existência o que, em conjunto com o seu irrepreensível estado exterior e interior, faz dele uma autêntica joia.
Equipado com um motor de 1990cc de capacidade, debita uma potência de 99cv ás 5500rpm e um binário de 157Nm que atinge o seu pico às 3000rpm.
Tais valores permitiam-lhe atingir a velocidade máxima de 185km/h e uns meros 7,3s dos 0 aos 100km/h, valores significativos para a época e que, aliados à tração traseira na qual a BMW se tornou especialista, o transformam ainda hoje num automóvel extremamente divertido de se conduzir.
Está viatura encontra-se neste momento a ser alvo de uma revisão minuciosa, nomeadamente ao nível do motor, pintura e interiores.
Segue com dossier onde constam relatório de inspecções do IMT e facturas/comprovativos do material empregue nos melhoramentos efectuados.
(Chamada para rede móvel nacional)
Special Cars | Todos os direitos reservados | Design e desenvolvimento por Bestsites.pt